Curso e treinamento que colocam pessoas no mercado de trabalho.

SOLDADORES. Profissionais com instrução permanente.


ESTUDE. OBTENHA VALOR PESSOAL

TUDO SOBRE SOLDA.  APOSTILAS , VIDEOS E TEXTOS.


Aluno em aula pratica, estagio em oficina parceira.

Disponibilizamos nesta postagem, em todas as CASAS DO TRABALHADOR, um link para acessos a farto material já existente na net para aprendizagem de solda. Não vamos mais repetir o material já existente. Os interessados em obter conhecimento,  basta clicar nas letras azuis, no curso ou área de solda do seu interesse. As aulas praticas podem ser feitas em nossa oficinas,  em Parauapebas e na cidade que você já vive, basta ter uma oficina ou empresa de solda. O material e as técnicas de soldagem não param de crescer, segue a complexidade e a expansão do conhecimento humano. Queremos que todos tenham uma boa leitura.














Processos de soldagem

    Atualmente são usados mais de 50 processos diferentes de soldagem nos mais diversos tipos de indústria, desde a microeletrônica e ourivesaria até a construção de navios e grandes estruturas, passando pela fabricação de máquinas e equipamentos, veículos e aviões e muitas outras. Cerca de 70% do PIB de um país está relacionado de alguma forma à soldagem.

    A solda deve propiciar forte aderência mecânica, e no caso de soldas em equipamentos elétricos ou eletrônicos deve permitir a mínima resistência elétrica.

    O processo envolve muitos fenômenos metalúrgicos como, por exemplo, fusão, solidificação, transformações no estado sólido, deformações causadas pelo calor e tensões de contração, que podem causar muitos problemas práticos. Estes podem ser evitados ou resolvidos aplicando-se princípios metalúrgicos apropriados ao processo de soldagem.

    A Soldagem é sem sombra de dúvida o modo mais utilizado para unir duas partes metálicas, que é um processo de união, utilizando uma fonte de calor, com ou sem aplicação de pressão. Características do Processo de Soldagem:
·         Produzir energia para unir dois metais
·         Evitar o contato da região aquecida com o ar atmosférico
·         Remover contaminações das superfícies que estão sendo unidas
·         Controlar as transformações de fase na junta soldada
·          
    Os processos de soldagem podem ser classificados de acordo com o tipo de fonte de energia ou de acordo com a natureza da união. Industrialmente, os processos de soldagem mais empregados são os que utilizam a eletricidade como geração de energia para realizar a união. A soldagem por resistência envolve as seguintes variantes de processo: soldagem a ponto, soldagem com costura, soldagem topo-a-topo e soldagem com ressalto. Já a soldagem com arco elétrico pode ser subdividida entre soldagem com eletrodo consumível e soldagem com eletrodo não consumível. No primeiro caso estão englobados os processos de soldagem com eletrodo revestido, processo de soldagem MIG/MAG, processo de soldagem com eletrodo tubular e processo de soldagem com arco submerso. Os processos que utilizam eletrodo não consumível são soldagem TIG e soldagem com plasma.

Todos os processos citados podem ser utilizados para soldagem dos aços inoxidáveis. A escolha vai depender de diversos fatores que são abordados a seguir.
    A escolha do processo de soldagem envolve basicamente quatro fatores:
·         O projeto da junta (tipo, posição,...)
·         A espessura do material
·         A natureza do material a ser soldado

·         O custo de fabricação (produtividade, qualidade da junta, durabilidade do produto...)

Faça contato, em Parauapebas, fones 94 33463559 - 334632804 e 991632168.

Postar um comentário

0 Comentários