Serra Pelada, Curionópolis!



Por Marcelo Villela, julho 31st, 2017, 0:12 - LINK PERMANENTE















Uma das opções de passeio para turistas, moradores e trabalhadores do centro de Brasília (DF) é o Museu de Valores do Banco Central do Brasil. A programação é oportunidade para aprender mais sobre a cultura e história do País – e do mundo – por meio do dinheiro e também se divertir com os elementos curiosos e raridades do acervo.

O destaque é a maior pepita de ouro exposta do mundo, um dos atrativos da visitação e que faz parte do acervo do Banco Central há mais de 30 anos. A pedra pesa 60,8 kg (desse total, são 52,3 kg de ouro contido) e foi encontrada em garimpo de Serra Pelada, na cidade de Canaã dos Carajás (PA), em 1983. Por esse motivo, foi apelidada de Pepita Canaã. O Banco Central estima, levando em consideração a cotação do ouro, que o valor em espécie da pepita corresponda a quase R$ 7,5 milhões. A instituição destaca, porém, que o valor histórico da pepita, por tratar-se de peça única, é inestimável.

Dinheiro e história
A visita ao Museu de valores é também uma oportunidade para conhecer um pouco da história do Brasil e de outros países por meio do dinheiro.

O acervo conta com cerca de 125 mil peças, brasileiras e estrangeiras. A coleção contém itens dos mais antigos aos mais modernos meios de pagamento e formas de riqueza, entre condecorações, medalhas, documentos históricos, títulos públicos e particulares, como debêntures, ações, bônus, cheques, apólices, cartões de crédito. Há também os vales impressos ou cunhados, os jetons e os sinetes.

A coleção do espaço conta também com documentos e objetos que permitem entender como o progresso tecnológico da fabricação de dinheiro evoluiu ao longo do tempo. Matrizes de cédulas, cunhos, estudo de cores, discos monetários, desenhos originais de cédulas e moedas.

O museu oferece exposições permanentes e temporárias, desenvolve programas de integração com escolas, mantém serviços de atendimento a pesquisas na área numismática (ciência de estudo das moedas) e também promove exposições itinerantes.
 Fonte: RevistaNews

Postar um comentário

0 Comentários